Policiais civis da 5ª Delegacia Regional de Polícia (DR) de Macau e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau, cumprindo o papel constitucional e social da instituição, realizaram, em conjunto com a Vigilância Sanitária do município, uma operação de fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade. Nos próximos dias, a ação será estendida ao município de Guamaré.
A iniciativa tem como objetivo prevenir e reprimir a comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas, especialmente aquelas que possam conter metanol, substância altamente tóxica quando metabolizada pelo fígado.
Paralelamente, no âmbito da DEAM/Macau, a unidade vem promovendo, em parceria com a iniciativa privada dos municípios de Macau, Guamaré e Galinhos, a inserção de vítimas de violência doméstica em processos seletivos de emprego, contribuindo para o fortalecimento da autoestima e a autonomia dessas mulheres.
A ação está alinhada ao Acordo de Cooperação Técnica e ao Plano de Trabalho firmados entre a Polícia Civil, o Ministério das Mulheres, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), que visam ao desenvolvimento de um Banco de Empregos voltado à inclusão de mulheres em situação de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho.
Neste mês de outubro, alusivo à campanha Outubro Rosa, a DEAM/Macau também vem articulando, junto aos poderes públicos, ações de conscientização sobre o autocuidado e a prevenção do câncer de mama, incentivando a realização de exames de rotina, como a mamografia, e a busca por atendimento médico preventivo.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil do RN – SECOMS.
